Convívio 2013

8 comentários:

  1. ex Sargento Marques da Silva7 de julho de 2013 às 15:29

    CAROS CAMARADAS DO BC 1855 E OUTROS QUE VIVERAM NAMBUANGONGO

    Como vos prometi fui a semana passada a Nambuangongo e aqui vai o meu relatório da viagem.A estrada esta optima. Asfaltada de novo, com riscos de sinalização nas laterais,nada parecida com a velha picada cheia de buracos e poieirenta dantigamente.
    Estava a chover miudinho,o que nos trazia o cheiro da terra vermelha e das matas muito verdes.Que linda paisagem embora nas fazendas de café este tenha desaparecido comido pela outra vegetação.Tirei varias fotografias que vos vou tentar mandar por aqui mas como sou principiante nestas lides não sei se conseguirei.Podem ver na internet, FOTOS DE NAMBUANGONGO ANGOLA.TEM AS DO NOSSO TEMPO E ALGUMAS ACTUAIS
    De Luanda a nanbo demorei 2h e 30 m parando duas vezes para fazer necessidades menores como se diz ca na terra.
    Tudo bem ,uma maravilha que me surpreendeu pela positiva .pontes novas, pouco transito,as mesmas cabras a atravessar a estrada mas ate estas estão espertas, parece que conhecem os sinais de transito não se deixando apanhar pelo geep a 100 120.Balacende, Beira Baixa,Canacassala, Onzo,virei a direita para Muxaluando,hoje capital de distrito de Nambuangongo,ponte do rio onzo nova ,todas as mesmas matas lindas, muito verdes, mas agora impenetráveis. so para macacos. ainda vimos alguns a fugir do barulho do carro, e finalmente a grande desilusão, Nambuangongo.
    A igreja sem telhado pelos bombardeamentos tiros e grandemente, vandalizada.O cemitério cheio de capim e lixo. as campas dos camaradas angolanos, portugueses,cabo verdianos,alguns enterrados por mim,como o machado da 1413,que me morreu nas mãos a chamar pela mae,provavelmente morto por minha culpa,pois nessa operação era eu que ia a frente do pelotão no trilho da mata, onde fomos despejados a noite e ele morreu. Tive a sensação de ter calcado a mina porque tropecei e ouvi um estalido metálico.Ainda avisei o 22 que vinha atraz mas quis Deus que fosse ele a ficar em cima dela quando rebentou.Nunca mais o vou esquecer. tinha os olhos azuis( que eu na altura tanto gostava de ter tido)e agarrado a minha mao, já na maca que improvisamos com dois paus e um pano de tenda,so dizia,,,ai minha Mae,,,,ai minha ~Mae.Creio que se chamava Machado.
    Bom mas já la vao quase 50 anos e hoje tenho a promessa do administrador local para recuperar ,capinar e pintar de branco as paredes e se não me faltarem os amigos dai e de ca ,fazer a recuperação da igreja pelo menos telhar,pintar e por as portas.Vai ser possível. o deposito da agua ainda existe. A casacantina do Almeida também,e na pista das dornies edos teco tecos estão a fazer casas novas para os funcionários.Depois continuo ate ao Quixico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Srº Marques da Silva:

      Fiquei bastante contente quando menciona "A estrada esta optima. Asfaltada de novo, com riscos de sinalização nas laterais,nada parecida com a velha picada cheia de buracos e poieirenta dantigamente", pois apesar de não ter trabalho na obra o projecto da mesma é da minha autoria. O projecto englobava a melhoria das estradas Balacende/Onzo, Onzo/Mulaxuando e Onzo/Nambuangongo.
      Assim, gostaria de lhe solicitar o envio das fotografias que tivesse desta estrada, pois desde a conclusão da obra ainda não tive oportunidade de me deslocar à mesma.
      Poderé enviar as fotos para jcolaco@netcabo.pt, caso esteja de acordo.
      Cumprimentos, João Colaço

      Eliminar
  2. Hello Marques da Silva
    Se me enviares as ditas fotos (bc1855@gmail.com)tratarei de as publicar na página do facebook - https://www.facebook.com/pages/BC-1855/295754903791605?ref=tn_tnmn

    Abraço
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  3. O Marques da Silva já enviou as fotos acima referidas, pelo que foram já publicadas e poderão ser vistas aqui:
    https://www.facebook.com/media/set/?set=a.616346018399157.1073741826.295754903791605&type=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMIGO MACHADO LUANDA 17-08-2013

      ENTÃO AS FOTOS SEMPRE CHEGARAM.TIVE A AJUDA DO MEU FILHO MAIS VELHO.
      JÁ FUI AO KIXICO COM A MINHA MULHER,MAS MAIS TARDE CONTO.TAMBÉM TIREI FOTOS E A PAISAGEM DAS MATAS É SUBERBA.
      ACREDITO QUE DAS MELHORES DÁFRICA.AGORA O ANTIGO QUARTEL É QUE JA´NAO EXISTE.COMO DEPOIS DE 1992 «DERROTA DA UNITA»
      DEIXOU DE TER FAPLAS ,A MATA CRESCEU E TOMOU CONTA DE TODO AQUELE TERREIRO ONDE SECARAM CENTENAS DE TONS DE CAFÉ EM CADA SAFRA.
      FICARAM AS PAREDES E ALGUNS TELHADOS. MAS GOSTEI DE LA TER IDO.O QUIXICO É AGORA UMA COMUNA, MAIS ACIMA NUM MORRO A SUL. FOI BOM.
      OS MAIS VELHOS, ANTIGOS COMBATENTES DE ANGOLA »CHAMADOS AO TEMPO DE TURRAS« QUE NOS FAZIAM EMBOSCADAS E A QUEM NÓS RESPONDIAMOS NA MESMA MOEDA AINDA LÁ ESTÃO ALGUNS .OS VELHOS DA NOSSA IDADE,QUANDO LHES DISSE QUE TAMBEM ALI TINHA LUTADO COM ELES,QUASE CHORARAM DE ALEGRIA.BEBEMOS MESMO MARUVO TIRADO NA HORA DAS PALMEIRAS. DOIS TINHAM ESTADO NA OPERAÇÃO KISSONDE NO CANACASSALA.ERAM DO MPLA.NAQUELA NOITE DE INFERNO COM CHUVA E TIROS DELES. EU TINHA VINDO DE LUANDA COM 15 DIAS DE ATRAZO, POR CAUSA DUMA BOAZUDA »ALO MADALENA SE AINDA ESTAS POR CÁ« QUE ME CUSTARAM 5 DIAS DE PRISÃO, E FUI VOLUNTÁRIO COM O TEN. CORONEL TOTOBOLA, LEVAR UM COMBOIO DE VIATURAS QUE SAIU DE NAMBUANGONGO.LEMBRAS-TE? ERA NA ALTURA O SARG BEATLE . BELOS TEMPOS.
      MAS SOMOS VISTOS HOJE, POR ESTES MAIS VELHOS ANGOLANOS, COMO ANTIGOS COMBATENTES E RESPEITADOS COM SAUDADE, COMO SE FOSSE-MOS DO MESMO PARTIDO.SEM NENHUMA QUIJILA. OS OLHOS DELES BRILHAVAM COMO OS MEUS DA MESMA COMOÇAO E TAMBEM DO MARUVO.SERÁ QUE JÁ ESTAMOS NA RETA FIAL DOS ULTIMOS 20 KM?EU QUERIA CHEGAR AOS 100.
      UM ABRAÇO PARA TODOS OS AMIGOS E ANTIGOS CAMARADAS E ATÉ AO PROXIMO ALMOÇO DE 2014.

      KANDANDOS
      MARQUES DA SILVA
      CAZENGA
      ANGOLA

      Eliminar
  4. ò zé eu já falei da minha ida ao quixico e mandei fotos.Pelos vistos não chegaram.Estou a preparar instalaç~oes em Nambuangongo para se lá durmir.pois churrasco de galinha e de cabrito hà com fartura,+ maruvo do dia .Daí podem vir maçaricos e velhinhos em grupos de 20. dá para disfrutar as matas mais bonitas de Angola. até ao Zala.Vamos ver se consigo.Conversa aí com a malta para 8 dias de calor tropical.E u vou avançar com a ideia com os Tugas que cá estão e já são muitos,para de Luanda ir-mos lá almoçar e voltar no mesmo dia.Se o administrador me arranjar um terreno num bom local vamos mesmo tentar reabilitar a terra. Depois vou dando noticias. Um abraço para todos os camaradas que viveram Nambuangongo.
    marques da silva
    Luanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Allô Marques da Silva

      Fotografias do Quixico não chegaram...(bc1855@gmail.com)!

      Abraço
      Zé Ferreira

      Eliminar
  5. Sem permissão dos amigos do PAD 1048, aquartelado em Nambuangongo, quem não se lembra, aqui vai uma achega, para os amigos do Batalhão de Caçadores 1855.
    Pode não dar o resultado, por desconhecimento da m/ parte. Digitem

    http://angolapad10486568.blogspot,pt/

    Se não resultar, digitem:

    PAD 1048

    Quem disponibiliza o quem e sabe, a mais n\ao ]e obrigado

    Jorge Belo Rosa
    ex Alferes da C.Ca;.1414

    ResponderEliminar